segunda-feira, 19 de maio de 2008

"IN.CIDADES" e amianto

Depois de ter contribuído com os seus amigos, de uma forma decisiva, para a extinção da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN), Vasco Costa renasce agora, com esses mesmos amigos, a coberto de uma associação.
A direcção da associação não é difícil de adivinhar. São os amigos ex-dirigentes da DGEMN que Vasco Costa favoreceu(*) e distinguiu nos longos 17 anos em que foi Director-Geral, por indicação de Elias da Costa e desatenção benevolente - e provavelmente ignorante - dos sucessivos secretários de estado e ministros que, com reverência ritual, serviu. Para além do inefável compadre e cunhado, agora no papel de porta voz, lá temos, concerteza, os fiéis Margarida Alçada, Antonio Cerdeira & companhia.
Até há bem pouco tempo, o desvelo era o Forte de Sacavém. Agora, com pompa, circunstância e oportunidade, é o amianto.
"A associação Incidades possui vários eixos de actuação, tendo por missão primordial a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos nos meios urbanos, no âmbito da salvaguarda da identidade das cidades e das regiões. Apoiando-se na integração dos valores tradicionais nas dinâmicas da sociedade moderna, um dos seus objectivos passa justamente pela promoção e divulgação de informação sobre várias temáticas relacionadas com o urbanismo. Relativamente à questão do amianto em particular, a Incidades coloca-a no topo da sua lista de preocupações e, face à escassez de formações de cariz eminentemente técnicas em Portugal, decidiu promover esta jornada técnica. Para a apoiar neste desígnio, encontrou no ISEL o seu parceiro ideal, estabelecendo assim uma parceria para dar seguimento aos seus objectivos de modo mais sustentado." (Do panfleto de divulgação da I Jornada do Amianto).
A jornada do amianto(**) foi o "show off" ideal para o lançamento da Incidades e o ressurgimento da trupe. Foram convidadas várias personalidades para abrilhantar e avalizar o evento. Algumas delas são dirigentes de organismos oficiais com particulares responsabilidades na resolução do problema do amianto nos edifícios públicos e que - ao comparecerem - reconhecem implícitamente a sua inoperância nesta matéria e, ao mesmo tempo, legitimam e dão importância a uma nóvel associação de cariz técnico-científico duvidoso.
O ministro Nunes Correia que disse inicialmente "sim" ao convite para estar na Mesa de Abertura, lá se desculpou com os imperativos de agenda, e fez-se representar por Gonçalves Henriques, Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente.
De realçar que não esteve presente - nem terá sido convidado - nenhum dirigente dos organismos que sucederam, nas suas atribuições, à DGEMN.
V. Costa não perdoa aos "traidores" e aos menos firmes que, oportunamente, se passaram, com armas e bagagens, para novo barco, enquanto era tempo e havia um lugarzito a atacar.

________________________________________________________________
(*) Com viagens, promoções, classificações de mérito excepcional e benesses...
(**) Veja as "primeiras" conclusões da "I Jornada do Amianto" aqui .

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO