quarta-feira, 14 de novembro de 2012

AS FALHAS DE SEGURANÇA DE PETRAEUS

O director da CIA, general David Petraeus demitiu-se na sequência de mensagens suas do Gmail terem posto a descoberto a sua relação extraconjugal com a sua biógrafa Paula Broadwell. O general, apesar de ser o dirigente máximo da famosa organização de inteligência americana, não soube acautelar devidamente a sua privacidade. "Em casa de ferreiro espeto de pau", diz o ditado. Petraeus usou apenas um pseudónimo no e-mail e esqueceu-se de duas regras que qualquer espião vulgar observa, para que as suas mensagens não sejam vistas por olhos indiscretos: escrever em código e apagar depois de ler.
Foi uma investigação do FBI, que começou quando algumas das mensagens "picantes" de Paula Broadwell, foram parar a destinatária errada, que despoletou o escândalo, conta The Wall Street Journal. A senhora que as recebeu participou ao FBI que, de imediato, iniciou uma investigação por haver indícios de uma quebra de segurança do Estado ou de um crime digital.
 Óbviamente que, se as mensagens estivessem cifradas de forma segura, isso não teria acontecido. Bastava que Patraeus tivesse usado um serviço de encriptação online, como por exemplo, o JumbleMe ou o Sendinc. 

Ligações: FBI Scrutinized on Petraeus [The Wall Street Journal]; The Real Reason Petraeus Resigned [The Western Center for Journalism]; JumbleMeSendinc.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO