sexta-feira, 30 de novembro de 2012

VERGONHA SILENCIA HOMENS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

A violência doméstica dos homens sobre as mulheres é a mais denunciada e, por isso, a mais conhecida. Mas a violência das mulheres sobre os homens é a mais silenciada, porque, geralmente ,os homens têm vergonha de a denunciar. 
Verifica-se, regra geral, em homens mais velhos que as companheiras (mais de 10 anos de diferença de idades), em que o homem, sendo mais velho, se encontra doente e diminuído mentalmente e fica à mercê da mulher, que aguarda impacientemente (de forma contida) a morte do  companheiro para enriquecer o seu património. É a forma mais fácil de enriquecer legalmente sem riscos. 
Algumas destas mulheres são autênticas profissionais e descobriram uma autêntica mina de ouro. A legislação até as favorece e passam para a sociedade a imagem de pessoas caridosas, de bom coração e felizes* (claro). Os homens, vítimas desta violência física e psicológica, têm um denominador comum: têm um património suficientemente elevado (e atractivo).   
Em sintonia com o nosso post "Também há violência sobre os homens", o Expresso online publicou a reportagem** "Homens, pais e vítimas de violência doméstica", em que se diz, nomeadamente:

O número de homens vítimas de violência doméstica é cada vez maior e julgar que as agressões delas são menos violentas é incorrer num lugar-comum grave. Conheça a história de João Paiva Santos, que resolveu contar o que outros homens cada vez mais têm vergonha de denunciar.
 

Os dados nacionais cedidos ao Expresso pela direção de investigação criminal da GNR, em 2011, registam 848 casos de homens, entre os 18 e os 64 anos, agredidos pela mulher ou ex-companheira. Este ano, só no primeiro semestre já foram registados 457 casos. Estes dados, no entanto, não refletem o que se passa na realidade. Sabe-se que são muitos os crimes desta ordem que ficam por confessar ou aqueles em que o histórico de violência contínua só é conhecido quando a vítima morre às mãos da agressora.
(...)
No decorrer desta reportagem, o Expresso teve uma enorme dificuldade em encontrar homens que apesar de reconhecerem ser vítimas de violência doméstica aceitassem falar, ainda que sob anonimato. Apenas um aceitou dar o seu testemunho, acreditando que esta pode ser uma forma de "encorajar outros homens" na mesma situação.


__________________________
*
Casais em que, ele na casa dos 80 e ela na casa dos 70 anos, como se sabe, devem ter uma vida sexual e afectiva intensa, não é ? Mas há entidades, como a APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima), que muitas vezes acreditam nisso. Uma love story é uma ternura em pessoas idosas, disfarça sempre muito bem um caso de violência e tem um final feliz. Como nos filmes e nas histórias da carochinha.
**O trabalho jornalístico é da autoria de Vanessa Sardinha (reportagem), Carlos Paes (fotografia) e Fernando Pereira (vídeo).

LigaçãoHomens, pais e vítimas de violência doméstica [Expresso online].

RÓTULO DE VINHO CENSURADO

A autarquia de Santa Comba Dão queria registar a marca de vinho "Memórias de Salazar", mas o Instituto  Nacional da Propriedade Industrial não autorizou.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

CONFUNDIR A ÁRVORE COM A FLORESTA

Afinal a supressão de feriados não passa de uma "brincadeira", se nos lembrarmos do barulho à volta dos feriados, para aumentar a produtividade.
Enfim, minudências se compararmos com a anunciada austeridade em 2013, potenciada com os cortes de 4 mil milhões (e por aí adiante) que se vão seguir.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

'PARASTOO' PIRATEARAM IAEA

A Agência Internacional de Energia Atómica (IAEA) confirmou que um dos seus servidores foi vítima de hackers. tendo sido divulgados ontem online os contactos  mais de 100 cientistas que colaboram com a IAEA, em Viena.
O pirata ou piratas informáticos, que se intitularam "Parastoo" (andorinha, em persa), ameaçaram divulgar mais nomes na web.

ALEMANHA VAI AUMENTAR PENSÕES

O governo alemão deverá aprovar, no Conselho de Ministros de hoje, um relatório sobre as pensões de reforma, que preconiza um aumento gradual máximo de 11% das pensões, até 2016.
A revelação é feita pelo Bild, que teve acesso ao relatório e apresenta a tabela* de aumentos, durante os próximos quatro anos, até um máximo de 230 €, para os reformados dos novos estados federados criados na Alemanha Oriental (Ost) e de cerca de 8%, para os reformados da antiga Alemanha Ocidental (West).
A situação dos pensionistas alemães leva-nos inevitavelmente à comparação com a dos pensionistas portugueses. E suscita-nos (também) a comparação entre políticos alemães e portugueses: Será que o parlamento alemão (Bundestag) proporciona aos deputados subvenções idênticas às da Assembleia da República, em Portugal   ?

______________
*Na tabela só há valores de 500 a 2000 euros para as pensões de reforma.  

Ligações: Renten steigen bis 2016 um bis zu 230 Euro [Bild]; Rentenversicherung: Alles rund um Riester, Rürup, Altersvorsorge [Bild].

terça-feira, 27 de novembro de 2012

PARLAMENTO APROVOU ORÇAMENTO IRREALISTA

O OE2013 não será exequível, segundo José Gomes Ferreira, porque inclui receitas fiscais que não vão ocorrer e, por outro lado, não inclui cortes significativos na despesa do Estado. Alguns deputados da maioria fizeram declarações de voto, havendo um (Rui Barreto do CDS) que votou contra, por razões de consciência.
   

Ligação: O orçamento mais estúpido do mundo [Expresso].

EXUMADO CORPO DE ARAFAT

Cientistas exumaram em Ramallah os restos mortais do falecido líder palestiniano Yasser Arafat e recolheram amostras que vão ser analisadas, a fim de avaliar o teor em polónio radioactivo.
Na sequência de uma investigação de nove meses, cujos resultados foram conhecidos no princípio deste ano, haviam sidos encontrados vestígios elevados daquele elemento radioactivo em objectos pessoais de Arafat, levantando suspeitas sobre o seu envenenamento.


Ligações: Yasser Arafat's body exhumed in Ramallah [al jazeera]; O que matou Arafat [ex-DGEMN]; Les zones d'ombre autour de la mort de Yasser Arafat [Le Monde].

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

O 'DESENRASCANÇO' DE MARCELO

Vítor Matos  é o autor de uma espécie de biografia consentida e não autorizada "Marcelo Rebelo de Sousa", que vai ser lançada esta semana. Os jornalistas Martim Silva e Ângela Silva revelam na Revista do Expresso alguns episódios, de que destacamos este, quando o biografado era presidente do PSD, e que leva Vitor Matos a considerar que Marcelo tem uma lata suprema e um instinto de desenrascanço difícil de ultrapassar.

Estava à espera da visita do embaixador do Irão quando, por acidente, molha as calças. José Luís Arnaut atrasa a entrada do embaixador na sala, mas depois de recusar o pedido de Marcelo para que lhe emprestasse as calças. Marcelo dá ordem de entrada ao embaixador. Arnaut instrui o diplomata sobre o protocolo laranja, que ditava que o líder do partido o recebesse sentado à secretária. E assim foi: Marcelo recebeu o iraniano de casaco e gravata, mas de cuecas, sentado â secretária. O interlocutor não chegou a perceber.
(In Expresso - Revista, de 24 Nov 2012)

Ligações: Vídeo: Vida de Marcelo Rebelo de Sousa contada em biografia [Lux]; As histórias de Marcelo Rebelo de Sousa [TSF]; Os dias loucos de Marcelo no Governo da AD [Sol]; Marcelo Rebelo de Sousa: o ódio de estimação de Passos Coelho [Expresso].

MENDIGAR NO TERREIRO DO PAÇO

Vasco Rafael terminou o curso de história com média final de 16 valores. Agora, passa o dia a tocar violino e a declamar poesia, para ganhar dinheiro para pagar as propinas, que lhe faltam para obter o diploma. E, provavelmente, vai continuar desempregado e sem futuro, se continuar por cá. 
Os pobres e os sem abrigo aumentaram e enchem as ruas. Este é o retrato do País de pedintes em que nos transformaram. Em 2013 e seguintes, vai se pior. A miséria vai ser tradição ?

domingo, 25 de novembro de 2012

TAMBÉM HÁ VIOLÊNCIA DOMÉSTICA SOBRE OS HOMENS

A Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género lançou na sexta-feira uma campanha contra a violência doméstica. Segundo as estatísticas, a violência doméstica já matou 30 mulheres em Portugal, este ano. À campanha associou-se a Secretaria de Estado da Igualdade, cuja responsável, Teresa Morais, pretende sensibilizar a sociedade para os efeitos desta violência.
Mas, a maior parte das pessoas esquece-se não há só violência dos homens sobre as mulheres. Há também o inverso. Há violência de mulheres sobre homens, sobretudo idosos, que tem como escopo roubar património aos velhotes. São situações mais comuns do que se pensa. Talvez, por isso, haja muitos idosos a viver sozinhos. 

sábado, 24 de novembro de 2012

DEPUTADO PEDIU SUSPENSÂO DAS PRIVATIZAÇÕES

O deputado Paulo Campos (PS) pediu na Assembleia a suspensão das privatizações. O deputado Afonso Paulo Oliveira (PSD) disse que Paulo Campos não tinha autoridade moral para aquele discurso.
Mas, haverá alguém, ou alguma instituição, que tenha autoridade moral para destruir o Estado ?

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

ASSEMBLEIA APROVOU CORTE NAS PENSÕES

A Assembleia da República aprovou o corte nas pensões de reforma acima de 1.350 euros, bem como a suspensão do subsídios de férias dos funcionários públicos, tendo a maioria (PSD/CDS) bloqueado no debate na especialidade todas as alterações propostas pela oposição.
Muitos esquecem-se que o poder não é eterno. E, que o Estado devia respeitar os cumprimissos que assumiu com os cidadãos, que descontaram mais de três décadas para a segurança social. O ex-ministro das Finanças Silva Lopes diz que os responsáveis pelos pelos cortes nas pensões não lhe merece confiança, porque estes, a serem necessários, deviam ser feitos de forma equitativa.
   

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

CURIOSIDADE DA POLÍCIA TEM LIMITES

Após 20 meses no cargo de director de informação da RTP, Nuno Santos renunciou, por entender que não tem a confiança da administração da empresa.
Na origem da controvérsia está um pedido feito pela Polícia de Segurança Pública à RTP para obter as imagens recolhidas durante a manifestação de quarta-feira. A redacção entendeu que não deveriam ser entregues imagens em bruto, mas apenas aquelas que foram para o ar nos canais da estação do Estado.
Apesar de Nuno Santos ter garantido, ao Conselho de Redacção e à Comissão de Trabalhadores, que não entregou a entidades externas à RTP as imagens não exibidas publicamente pela televisão, a administração acusa a direcção de informação de facultar a elementos estranhos à empresa a visualização de imagens nas instalações da RTP, sem que a administração tenha sido consultada ou sequer informada, nem sobre o pedido, nem sobre a presença de elementos estranhos à empresa, dentro das suas instalações.
A administração da RTP entende que há indícios de ilícitos disciplinares graves, tendo anunciando a abertura de um inquérito.
Para além da questão interna da RTP (de uma possível actuação à margem da hierarquia), também a actuação da PSP no caso pode não saír bem na fotografia, se, de facto, pediu o acesso à gravação de imagens não editadas (não públicas), sem estar munida de validação prévia pela autoridade judicial competente.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

ESTADO SOCIAL PERTO DO FIM

A avaliação da redução dos encargos com as prestações sociais e com o emprego público estão na ordem do dia, conforme se depreende da leitura do discurso oficial (de Passos e Gaspar) e do relatório do FMI, sobre o nosso País (à margem da avaliação da troika), divulgado ontem.
Nesse relatório, o FMI alerta para a obrigação de implementar o pacto orçamental da União Europeia e de obter um consenso político para introduzir a prudência orçamental no ordenamento legal do país.
O relatório . que considera difícil aliviar a carga fiscal nos próximos anos - sugere a realização de um debate público em relação à forma justa e amiga do crescimento de repartir o fardo do ajustamento orçamental que ainda falta, considerando que o objectivo principal desse debate deve ser a racionalização ainda maior da folha salarial e do emprego no sector público, bem como a reforma das pensões e das transferências sociais, com vista a fornecer serviços públicos mais eficientes e uma redistribuição mais equitativa.  

Ligação: Portugal: 2012 Article IV Consultation Concluding Statement of the IMF Mission [FMI].


terça-feira, 20 de novembro de 2012

DESPEDIMENTOS NO ESTADO PARA BREVE

A lei da mobilidade será revista, disse Vítor Gaspar na conferência de imprensa de aprovação da avaliação da troika. Isso quer dizer que os trabalhadores em funções públicas, sobretudo os que estão fora do quadro, não vão ter vida fácil. José Gomes Ferreira descodifica. Se se quer cortar na despesa do Estado que é estrutural, evitando cortar menos nas despesas sociais, implica mexer inevitavelmente nos quadros dos funcionários do Estado e aumentar o horário de trabalho. Para Gomes Ferreira, é uma matéria muito sensível, mas "não há volta a dar-lhe".
   :

A DEMOCRACIA NOS SACRIFÍCIOS

A discriminação positiva de subvenções aos políticos continua, seja entre eles (os do continente e os das regiões autónomas), seja entre eles e os cidadãos comuns. Como ontem disse ( e muito bem) Tiago Caiado Guerreiro (no Opinião Pública da SICN), só deviam receber pensões do Estado os cidadãos que descontaram, durante a sua vida activa (de mais de trinta anos), para a segurança social.
E há muitos políticos, com uma carreira contributiva diminuta, a receber subvenções vitalícias. E a acumular  pensões com pensões, pensões com salários e, ainda, com ajudas de custo. Não é só Alberto João Jardim. Muitos casos nem sequer vêm a conhecimento público, como acontece com muitos autarcas e deputados. A própria presidente da Assembleia da República reformou-se aos 42 anos do Tribunal Constitucional e acumula a pensão (€ 7.225) com as ajudas de custo (€ 2.133), apesar de ter prescindido do salário do cargo (€ 5.219,15).
Pode estar de acordo com as leis que os próprios políticos aprovaram. Mas, o que dirão a este respeito os desempregados que não recebem subsídio nenhum ? Na actual situação de crise, não deveriam os políticos suspender o recebimento das suas subvenções ? Seria uma forma dos políticos se colocarem democraticamente ao nível dos outros cidadãos e começarem a demonstrar que ainda têm alguma ética.

A SEXTA AVALIAÇÃO SEGUNDO SOUSA TAVARES

Já sabíamos, pela senhora Merkel, que íamos ter uma sexta avaliação positiva, por parte da troika. O ministro Vítor Gaspar deu uma conferência de imprensa em que, pela primeira vez, não anuncia mais austeridade. Já é muito positivo. Mas ficaram ainda muitas dúvidas para muita gente, nomeadamente para Sousa Tavares. Uma bastante importante: É necessário cortar 4 mil milhões de euros pontualmente ou definitivamente ?

Ligação: Portugal: Statement by the EC, ECB, and IMF on the Sixth Review Mission [FMI].

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

CONFLITO ISRAELO-PALESTINIANO CHEGOU AO CIBERESPAÇO

Na luta contra Israel, os rockets não são a única arma utlizada pelos palestinianos. A guerra faz-se também na internet. Os sítios do governo de Israel sofreram mais de 44 milhões de ataques desde o início da operação "Pilar de defesa", segundo The Guardian.
Só um ataque teve êxito, ao deitar abaixo um sítio governamental durante 10 minutos. Um dos portais mais visados pelos hackers pró-palestinianos tem sido o do presidente de Israel, que sofreu 10 milhões de ataques, a seguir vem o do ministério dos negócios estrangeiros, com 7 milhões e, depois, vem o portal do primeiro ministro Netanyahu com 3 milhões.
O insucesso destes intensos ataques a sítios do Estado dever-se-á aos investimentos israelitas feitos nos últimos anos no desenvolvimento de sistemas de defesa informática.
Também numerosos sítios não governamentais, em princípio menos protegidos, têm sofrido ataques, nomeadamente pelos célebres Anonymous, que reivindicam ter desfigurado 87 sítios na internet, em poucas horas, após terem anunciado a sua participação no movimento, de acordo com a BBC. Segundo The Guardian, os Anonymous não se juntaram aos outros hackers que pretendem acabar com os bombardeamentos israelitas, mas actuaram face à ameaça de corte da internet na faixa de Gaza.
Mais recentemente, a RT News noticiou que os Anonymous declararam ciberguerra a Israel, tendo divulgado, na web, os dados pessoais de 5 mil militares israelitas. 
   

Ligações: Hackers launch assault on Israeli government websites [The Guardian]; Anonymous hacker group attacks Israeli websites [BBC]; 127 Sites Defaced for #opIsrael [AnonRelations]; Anonymous leaks personal information of 5,000 Israeli officials [RT News}.

domingo, 18 de novembro de 2012

ELÍSIO: CULTURA DEVE INTEGRAR ECONOMIA

Elísio Summavielle é um ex-DGEMN* que foi secretário de Estado da Cultura nos governos PS e, mais recentemente, director geral do Património Cultural, cargo que deixou, por vontade própria, no passado dia 7, na sequência da nomeação de Jorge Barreto Xavier para secretário de Estado da Cultura.
Em declarações a Alexandra Carita, publicadas na edição do Expresso desta semana, Elísio justifica a sua demissão e sugere que a secretaria de Estado da Cultura integre o ministério da Economia, uma ideia que não é nova e que já tinhamos visto ser defendida por Armando Fernandes (quadro superior da Fundação Gulbenkian) e, mais recentemente, por Vasco Costa (ex director geral da DGEMN).
As declarações, em discurso directo de Elísio Summavielle, foram retiradas "ipsis verbis", tendo o ex-DGEMN recriado as perguntas para obter o formato de uma entrevista normal. 

Dr. Elísio Summavielle como explica a sua saída abrupta de director-geral do Património Cultural ?
A demissão de Francisco José Viegas de secretário de Estado da Cultura precipitou a minha saída. Acabou uma relação muito estreita e de grande cumplicidade com um SEC que delineou sempre na sua acção o património como eixo central.

O perfil de Jorge Barreto Xavier não lhe desperta a mesma confiança ?
Se for ver a actividade do novo SEC, ela tem muito pouco a ver com a minha, com o meu pensamento e o meu posicionamento pessoal face à política cultural


É por isso que tem muitos "receios" sobre o futuro da Direcção Geral do Património Cultural ?
Os equipamentos culturais dependentes da DGPC  e das direcções regionais de Cultura estão no limiar de de poderem vir a fechar. Qualquer beliscadela no orçamento que foi estabelecido para 2013 (€ 39,4 milhões) põe em risco as garantias mínimas de segurança, vigilância e limpeza que os equipamentos precisam para funcionar. E não é de todo tempo para delírios, espaventos e festas... Tenho receio de que o orçamento seja beliscado por interesses corporativos. E aí sinto uma certa nostalgia de um carrilhismo serôdio e passadista.

Tem vindo a público na imprensa, que uma das opções claras de Barreto Xavier é aumentar o apoio às artes...
O problema da classe política é estar sempre mais interessada em inaugurações, banquetes e palcos, do que no trabalho invisível do património.

Os dirigentes políticos da Cultura têm aproveitado os fundos dos quadros comunitários de apoio ?
Queiram ter consciência de que há milhões em Bruxelas a que Portugal não tem acesso porque não está lá ninguém a tratar disso. São financiamentos que ultrapassam os que a SEC dá nos concursos de apoio às artes.

Se calhar os homens da Cultura não estão sensibilizados para os números e para projectos de  financiamento..
Ponham-me na Economia.

Como ? Não me diga que queria que o património cultural integrasse  uma secretaria de Estado dentro do Ministério da Economia ?
O património não é um ónus que temos de carregar às costas. Não, o património é o futuro. E pensá-lo como futuro só é possível no quadro da economia e, mais, no quadro político de uma estratégia nacional. É preciso pensar no património como objectivo estratégico, como investimento.

Não é uma pena o nosso património estar tão degradado e haver tanto dinheiro comunitário para investir ? Podíamos evitar a falência das poucas empresas de construção que nos restam...
Porque não canalizá-lo para a reabilitação urbana? São mil milhões de euros para investir, muitos postos de trabalho para criar e toda uma economia local para reanimar. Pensem nisso um bocadinho

________________
(*) Foi subdirector-geral da DGEMN e é filho do saudoso Arquitecto Elísio Summavielle Soares (também da ex-DGEMN). É Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, condecoração atribuída pelo Presidente da República, pelos serviços prestados no âmbito de Lisboa-94, Capital Europeia da Cultura, em 24 de Maio de 1995.

Rectrospectiva: "Não podemos ter medo de pensar no património como um negócio" [Público, 8 Agosto 2012]; Elísio Summavielle: 'O poder tem que se regionalizar' [Sol, 31 Maio 2012]; Elísio Summavielle “É possível fazer omoletes com pouquíssimos ovos e sem passivos medonhos” [jornal i, 27 Fev 2912]; Elísio Summavielle - Entrevista ao Patrimonio online 2003.

sábado, 17 de novembro de 2012

OMITIR AUSTERIDADE PARA GANHAR VOTOS

Ao contrário da maioria dos portugueses, Eduardo Catroga não ficou surpreendido quando o Governo começou a anunciar aumentos de impostos. Na proposta que elaborou em 2011 para o programa eleitoral do PSD, o ex-ministro das Finanças admitia ter de subir impostos.
"A título excecional e de emergência", Catroga ponderava "considerar medidas com impacto na receita fiscal". E especificava: "atualização dos impostos sobre o consumo", "eventuais reestruturações do IVA", "agravamento temporário das taxas do IRS dos três últimos escalões", "aplicação de um imposto sobre mais-valias" e "reestruturação dos benefícios fiscais". Todos estes exemplos foram cortados no texto final do programa.
Em entrevista ao Expresso (pág. ao lado), quando questionado sobre o recente aumento da carga fiscal, Catroga confirma não ter apanhado de surpresa. "Não fui. Eu tinha previsto na minha proposta de programa eleitoral separar a política fiscal de emergência da de médio prazo. E na primeira dizia textualmente que como não tinha confiança na base de partida apresentada pelo Governo socialista (o PEC 4 previa atingir 2% de défice em dois anos, o PSD pediu quatro e a troika foi para os três), previa medidas com impacto na receita fiscal.
"O PSD entendeu que náo devia incluir essa parte no programa", conta Catroga. Na sua opinião, "foi um erro grave. Deviam ter assumido que a coisa podia ser muito mais dura e tinham ganho as eleições na mesma. Se perguntassem se iam subir impostos, diziam: não acreditamos que o PS não tenha deixado as contas certas..."
(In "Expresso", de hoje)  

TORNADO NO ALGARVE

Esta sexta feira, pouco depois da 1 h e meia da tarde, ocorreu um tornado no Algarve, que atingiu principalmente Silves e Lagoa. Vindo do mar, ouviu-se um barulho aterrador de um fenómeno atmosférico que, em poucos minutos, deslocou e virou automóveis, arrancou árvores e postes da eléctricidade, levantou telhas e arrancou portas, janelas e telhados de edifícios. Até agora, há a registar 13 feridos feridos, dos quais 3 com gravidade, e 12 desalojados.
O estádio do Silves Futebol Clube foi duramente atingido, tendo "voado" a cobertura.
       

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

A AUSTERIDADE DESIGUAL

A desigualdade na distribuição dos sacrifícios pelos portugueses vai alastrando como uma nódoa. Basta atentar nos cortes dos subsídios de férias de Natal que deviam ser para todos e dirigiram-se específicamente a pensionistas (para morrerem mais depressa) e funcionários públicos (os bodes expiatórios da despesa pública), e, mesmo assim, com muitas e variadas excepções, mantidas em segredo.
Soube-se, agora que 1323 nomeados para funções públicas, mais 131 assessores de gabinetes ministeriais, perfazendo 1454 pessoas receberam subsídio de férias em 2012. A informação terá chegado ao Parlamento no dia 16 de Outubro, seguida de correcção com o novo número e com a justificação para o erro, dois dias depois. A notícia é do Diário de Notícias, de hoje.
Pior que o défice financeiro é a desigualdade na distribuição de sacrifícios e a progressiva quebra da solidariedade nacional. Aonde vamos parar ?

Ligação: Quase 1500 'boys' receberam subsídio de férias [Diário de Notícias].

TELECOMANDAR SEM PILHAS

Os investigadores da Universidade de Aveiro Alírio Boaventura e Nuno Borges de Carvalho criaram o primeiro comando de televisão sem pilhas, tendo apenas uma placa de circuitos e quatro botões, que permitem mudar de canal e variar o volume do som.

Ligações: UA cria energia elétrica (quase) a partir do nada [UA online]; UA cria energia elétrica (quase) a partir do nada [blog de formação - Universia]; A eletricidade que vem do céu [Exame Informática].


quinta-feira, 15 de novembro de 2012

CHINA: COMBATE À CORRUPÇÃO É PRORIDADE

Xi Jinping, 59 anos, é o novo secretário-geral do Comité Central do Partido Comunista da China eleito no 18.º congresso do partido e vai ser, a partir de Março 2013, o novo Presidente da República Popular e  substituir Hu Jintao, se a sua nomeação for aprovada pela Assembleia Nacional Popular..
Na sua intervenção após a eleição elegeu o combate à corrupção como prioridade, tendo o partido designado 130 membros, entre os quais o actual vice-primeiro ministro para os Assuntos Económicos, Wang Qishan, para a Comissão Central para a Inspecção da Disciplina, com o escopo de fiscalizar desvios de conduta internos.

Ligações: Xi Jinping elected general secretary of CPC Central Committee [People's Daily Online]; CPC discipline watchdog concludes plenum, vowing intensified anti-corruption [International Department CPC Central Committee of CPC].

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

AS FALHAS DE SEGURANÇA DE PETRAEUS

O director da CIA, general David Petraeus demitiu-se na sequência de mensagens suas do Gmail terem posto a descoberto a sua relação extraconjugal com a sua biógrafa Paula Broadwell. O general, apesar de ser o dirigente máximo da famosa organização de inteligência americana, não soube acautelar devidamente a sua privacidade. "Em casa de ferreiro espeto de pau", diz o ditado. Petraeus usou apenas um pseudónimo no e-mail e esqueceu-se de duas regras que qualquer espião vulgar observa, para que as suas mensagens não sejam vistas por olhos indiscretos: escrever em código e apagar depois de ler.
Foi uma investigação do FBI, que começou quando algumas das mensagens "picantes" de Paula Broadwell, foram parar a destinatária errada, que despoletou o escândalo, conta The Wall Street Journal. A senhora que as recebeu participou ao FBI que, de imediato, iniciou uma investigação por haver indícios de uma quebra de segurança do Estado ou de um crime digital.
 Óbviamente que, se as mensagens estivessem cifradas de forma segura, isso não teria acontecido. Bastava que Patraeus tivesse usado um serviço de encriptação online, como por exemplo, o JumbleMe ou o Sendinc. 

Ligações: FBI Scrutinized on Petraeus [The Wall Street Journal]; The Real Reason Petraeus Resigned [The Western Center for Journalism]; JumbleMeSendinc.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

OS NOSSOS AMIGOS ALEMÃES

A chanceler Angela Merkel esteve ontem em entre nós e deixou-nos palavras de circunstância, para nos animar a enfrentar a austeridade e também em relação ao facto de sermos um país de navegadores e de pessoas simpáticas, deixando-nos o compromisso público de vir para cá passar férias, logo que deixe o cargo. 
Mas não nos disse que o seu país faz uma verdadeira fortuna com Portugal, graças ao saldo francamente positivo para a Alemanha das trocas comerciais entre os dois países. A cada dia que passou, entre Janeiro e Agosto, entraram nos cofres do Estado governado por Angela cerca de 1,9 milhões de euros, o que vem demonstrar como Portugal contribui para o enriquecimento da Alemanha. 
Assim, vale mesmo a pena ser amiga de Portugal e dos outros países que, no âmbito da União Europeia, servem para escoar os produtos alemães. Neste caso, o ditado "amigos, amigos, negócios à parte" não é aplicável.
Por isso, vem mesmo a calhar a capa do "Deutsh Inatel Magazine" pelo wehavekaosinthegarden, que gostosamente reproduzimos.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

ICH BIN EIN BERLINER ?

Não foi autorizada a divulgação, na Praça Sony em Berlim, do vídeo "Ich Bin Ein Berliner", sugerido por Marcelo Rebelo de Sousa. O vídeo apela à solidariedade dos alemães para com os portugueses, lembrando a solidariedade que Portugal teve com a Alemanha, na altura da reunificação, e divulgando a austeridade que os portugueses estão a suportar.

domingo, 11 de novembro de 2012

IN MEMORIAM: FRANCISCO RODRIGUES PORTO

No desempenho das suas funções de construção, conservação, manutenção e remodelação de edifícios, os técnicos da DGEMN tinham o privilégio de conhecer inúmeras entidades públicas e os seus dirigentes.
Muitos recordam-se seguramente de um homem que sempre defendeu os funcionários públicos, a sua dedicação e o seu espírito de missão. Ele, próprio, funcionário publico de carreira ligado à segurança social, e figura prestigiada da Administração Pública, desempenhou altos cargos dirigentes, tendo sido director-geral da ADSE, presidente da Comissão Instaladora do Centro Regional da Segurança Social de Lisboa, administrador delegado do Hospital de Santa Maria e Director-Geral das Contribuições e Impostos. Deste último cargo viria a apresentar o seu pedido de demissão a Eduardo Catroga, em Março de 1994, na sequência da célebre penhora dos balneários do estádio das Antas, por dívidas ao fisco.
Referimo-nos a Francisco Rodrigues Porto, falecido há precisamente dois anos, aos 76 anos, no lar de idosos Almirante em Lisboa e cuja morte passou despercebida a toda a comunicação social. Este silêncio é sobretudo impressionante para uma figura pública que, para além dos altos cargos que exerceu no Estado,  desempenhou altos cargos no PSD*, tendo pertencido ao Conselho Nacional (eleito no XII Congresso da Figueira da Foz, em 1985) e ao Conselho Jurisdicional Nacional (eleito no XIII Congresso de Lisboa, em 1986),
Francisco Rodrigues Porto - cuja assinatura ainda consta de muitos dos nossos cartões de contribuinte e de muitas circulares normativas do Fisco -, foi deputado (1986) e é, ainda, autor do livro "Segurança Social Administração Pública" sobre a evolução e o regime de segurança social dos funcionários públicos.

___________________
(*)Foi dirigente da secção dos Olivais e apoiante indefectível de Cavaco Silva.

sábado, 10 de novembro de 2012

TELEFONEMA DE PASSOS SOB SUSPEITA

A gravação com o telefonema entre o presidente do BES Investimento e o primeiro-ministro foi aceite por Noronha do Nascimento, presidente do Supremo Tribunal de Justiça. 
O banqueiro estava sob escuta numa investigação sobre alegados crimes de colarinho branco e a conversa foi considerada relevante para enquadrar outros indícios recolhidos pelos procuradores do caso.

(In "Expresso" de hoje)

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

SILVA PENEDA DEFENDE RENEGOCIAÇÃO

Em entrevista a Ana Lourenço, José Silva Peneda, presidente do Conselho Económico e Social (CES),  insistiu na necessidade de renegociação do memorando de entendimento com a troika e falou da urgència de uma reforma séria da Administração Pública.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

ELÍSIO DEMITIU-SE

A crise é um poderoso catalisador da instabilidade política. A Cultura - desde a sua autonomização por Cavaco, com a nomeação de Santana - sempre teve um equilíbrio político frágil. A falta de verbas, de consenso e de diálogo faz o resto.
Depois do secretário de Estado e escritor Francisco José Viegas, que regressou ao ambiente mais saudável da escrita em detrimento da política, surgiu recentemente Jorge Barreto Xavier, um goês ex-director geral da Secretaria de Estado da Cultura.
O resultado era previsível. Elísio Summavielle, ex-secretário de Estado e ex-superior hierárquico de Barreto, demitiu-se do cargo de Director Geral do Património Cultural, por «razões de ordem pessoal», claro. 

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

O QUE MATOU ARAFAT

Uma equipa de investigadores do Institut Radiophysique de Lausanne visitou Ramallah para preparar a exumação de Yasser Arafat, que está prevista para o próximo dia 26, a fim de conferir a presença de polónio no cadáver.
A morte de Arafat, a 11 de Novembro de 2004, no Hôpital d'Instruction des Armées Percy na região de Paris (Clamart, Hauts de Seine), nunca foi esclarecida e a hipótese de envenenamento foi levantada na sequência de uma investigação da Aljazeera que mandou analisar objectos pessoais no Institut Radiophysique, tendo sido detectada nestes uma quantidade anormal de polónio.

Ligações: Swiss team visits Arafat grave ahead of probe [Aljazeera]; What Killed Arafat? [Aljazeera]; Mort de Yasser Arafat : la justice française ouvre une instruction pour assassinat [Le Monde]; Ce que révèle le compte-rendu d'hospitalisation de Yasser Arafat [Slate].

NÂO AO ATAQUE AO ESTADO SOCIAL

Na sequência do encontro com Passos Coelho, António José Seguro reitera que o PS não aceitará ataque ao Estado Social, nem a revisão da Constituição e, no que diz respeito ao corte de 4 mil milhões, que não faz parte do memorando de entendimento inicial, Seguro endossou a responsabilidade nos cortes para a troika e para o governo que subscreveram este corte à margem do PS e do Parlamento.

PASSOS E SEGURO REÚNEM HOJE

O Primeiro Ministro e o secretário geral do PS reúnem hoje, às 12:00 horas, Entretanto, António José Seguro divulgou há minutos, na sua página do Facebok, a carta de resposta enviada a Passos Coelho.

SALGUEIRO COMENTOU A "REFUNDAÇÃO" E A CRISE

João Salgueiro, em entrevista a António José Teixeira, falou da crise e da refundação do memorando de entendimento da troika, passando pela refundação das funções do Estado, resultante da necessidade de efectuar um corte de de mais 4 mil milhões de euros na despesa pública.
Uma entrevista interessante a um homem conhecedor da economia e das finanças nacionais, que já foi vice-governador do Banco de Portugal, ministro das Finanças, presidente da Caixa Geral de Depósitos e da Associação Portuguesa de Bancos.

domingo, 4 de novembro de 2012

MEDIDAS CONTRA REFORMADOS SÃO INCONSTITUCIONAIS

Participando. este sábado, na Casa da Escrita em Coimbra, na conferência "Democracia e Sistema Político", Manuela Ferreira Leite relembrou a suspensão da democracia, de que falou em tempos, e falou das dificuldades em ultrapassar a crise e, em simultâneo, preservar todos os princípios do regime democrático, afirmando, textualmente, que aquilo que eu na altura disse e que, provavelmente, neste momento é actual, é que em situações de extrema complexidade em que para ultrapassar os problemas complexos não se vê outra solução do que enfrentar ou afrontar determinado tipo de corporações, determinado tipo de interesses, possivelmente isso não é muito possível, na prática, ser feito em democracia.
Manuela disse, ainda, na oportunidade, que medidas de austeridade previstas no OE2013 representam uma ameaça à democracia e defende que as medidas respeitantes aos reformados são inconstitucionais.


Ligação: Conferências Políticas “A Democracia e o Futuro” [C. M. Coimbra].

sábado, 3 de novembro de 2012

CENTRIFUGAR PORTUGAL PARA O TERCEIRO MUNDO ?

João Cravinho, em entrevista a Ana Lourenço, compara o Estado Social (ES) português com o dos outros países europeus, com base em dados do Eurostat, e conclui que o nosso ES está bem abaixo da média europeia. Confira. Cravinho comenta a legitimidade para refundar e alterar o ES e compara a actuação do governo à de quem tem um martelo na mão e considera tudo que lhe desagrada a cabeça de um prego.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

VAXEVANIS ABSOLVIDO

A justiça grega absolveu, quinta-feira, o jornalista Kostas Vaxevanis que publicou a "Lista Lagarde" os nomes de mais de 2 mil gregos com contas bancárias na Suíça que fugiram ao fisco.

O EXEMPLO QUE VEM DA IRLANDA

O milionário irlandês Sean Quinn, que era o maior accionista do falido Anglo Irish Bank , foi preso sob a acusação de ter desviado mais de 2 mil milhões de euros.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

INSTALAÇÃO DA TDT SOB SUSPEITA

Sérgio Denicoli, assistente convidado do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho, defendeu na passada terça-feira uma tese de doutoramento, aprovada por unanimidade, sobre "A implementação da televisão digital terrestre em Portugal".
Na sequência seu trabalho académico, Denicoli escreve no seu blogue que pôde constatar que a TDT portuguesa parece ter sido influenciada pelo que os teóricos chamam de “captura regulatória”. Ou seja, há indícios de que a ANACOM, órgão regulador das comunicações, teria trabalhado de forma a favorecer a Portugal Telecom, que foi muito beneficiada com a implementação do sistema televisivo digital.
A Portugal Telecom reagiu, através de uma nota enviada à Lusa, onde escreve que repudia veementemente todas as acusações de que foi alvo, pondo em causa o seu bom nome e reputação, proferidas pelo senhor Sérgio Denicoli, e que estão relacionadas com a implementação da rede de Televisão Digital Terrestre. São declarações insultuosas, caluniosas, sem qualquer fundamentação e que denotam ignorância e até má-fé por parte de quem as proferiu e promete recorrer ao meios judiciais para repor a verdade e defender os seus direitos.

TERRAMOTO FOI HÁ 257 ANOS

A 1 de Novembro de 1755, a cidade de Lisboa foi destruída por um memorável terramoto. Anteriormente era bem diferente.
Veja como era, neste vídeo de apresentação do projecto "Cidade e Espectáculo: uma visão da Lisboa pré.terramoto", que tem como objectivo recriar, a partir da plataforma de mundos virtuais Second Life, a memória da Lisboa destruída pelo terramoto de 1755.
Este projecto tem como parceiros o Centro de História de Arte e Investigação Artística (CHAIA), da Universidade de Évora, a Beta Technologies, e o King's Visualisation Lab (KVL) do King's College de Londres.

Ligação: Lisbon Pre 1755 Earthquake.

O PREÇO DO ESTADO SOCIAL

Nunca como agora o dinheiro teve tanto poder. O dinheiro comprava o poder, mas não era o poder. Para corroborar, aí temos o dinheiro da troika a limitar-nos a soberania, apesar de muita gente nunca ter concordado com o projecto europeu. Como Paulo Teixeira Pinto.
O ex-secretário de Estado de Cavaco e ex-presidente do BCP falou da situação política actual e da incumbida revisão constitucional que teve.
Afinal, o nosso rendimento não nos permite ter esta Constituição e, se calhar, este sistema político.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO