sexta-feira, 16 de agosto de 2013

ROTA DO ÁRTICO É MAIS RÁPIDA

A primeira viagem para a Europa de um navio mercante chinês, através da "Passagem do Nordeste", permitirá uma rota de maiores velocidades de circulação das mercadorias e símboliza as ambições estratégicas chinesas no Ártico.
A rota marítima do Ártico, pelo norte da Rússia, resultou do aquecimento global e reduz em milhares de milhas - e em 12 a 15 dias - a viagem das mercadorias entre a China e a Europa. 
O "Yong Sheng", navio pertencente à empresa de navegação estatal COSCO, partiu a 8 de Agosto de Dalian, no nordeste da China, para Roterdão, numa viagem de 3380 milhas, que, segundo a imprensa oficial chinesa, vai demorar pouco mais de um mês, ou seja,  vai ser cerca de duas semanas mais rápida do que utilizando a rota pelo canal de Suez.
Na opinião do editor da revista SinoShip, Sam Chambers, a nova rota do Ártico vai alterar a configuração do comércio internacional. Chineses e russos contam utilizar a nova rota em grande. Mais que uma opção mais económica, é uma alternativa, em caso de emergência.
Mas, a China também está a olhar para o Ártico na perspectiva de melhorar o acesso e o abastecimento em matérias primas da segunda maior economia do Mundo, nomeadamente de gás natural russo.
A China - embora não tenha fronteiras, nem reivindicações territoriais no Ártico - reconhece à região potencial valor científico e estratégico, no que um analista chinês não identificado classificou de alto valor militar.
Actualmente, a rota marítima comercial está aberta apenas durante 4 meses por ano, quando o gelo polar derrete, mas prevê-se o alargamento progressivo deste período, devido ao aquecimento global.
Há 3 meses a China obteve o estatuto de observador no Arctic Council, um grupo de 8 países - Canadá, Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega, Rússia, Suécia e EUA - com interesses na região e possibilidade de virem a deter ricos recursos naturais e energéticos.

Ligações: First merchant ship on Arctic Northeast route sails [Sino Ship News]; Arctic Northeast Passage to reduce shipping times between China and Europe [Shanghai International Shipping Institute]; As rotas da Europa e da Ásia se cruzarão no Ártico [RVdR]; Rota pelo Ártico oferece um mar de diferença nas exportações de gás [WSJ]; L’incroyable projet de navettes maritimes qui ouvrira la route du pôle toute l’année [Slate.fr].

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO