sábado, 7 de dezembro de 2013

SUSPEITA DE GESTÃO DANOSA NO BANCO DO VATICANO

Segundo uma investigação de 11 meses do Financial Times, as contas do banco do Vaticano revelam um desvio 5 mil milhões de euros.
Ainda, de acordo com aquele jornal britânico, no passado dia 28 de Junho, a policia italiana deteve, em Roma, um ex-agente dos serviços secretos, um corretor financeiro e Monsenhor Nunzio Scarano, conhecido pela alcunha de "Monsignor Cinquecento" (Monsenhor Quinhentos), pelas notas de 500 euros que habitualmente tinha à sua volta. Os três são acusados da tentativa de contrabandear €20m num avião particular, através da fronteira suiça. 
A acusação alega que o clérigo, ex-banqueiro, estava a usar o Istituto per le Opere di Religione (IOR) - designação oficial do banco do Vaticano - para transferir dinheiro para um empresário da região de Nápoles, geralmente conhecida em Itália como um paraíso do crime organizado. Pior, ainda, Scarano (que, com os outros acusados, negou qualquer procedimento errado) tinha sido, até há um mês atrás, responsável pelo departamento de contabilidade da Amministrazione del Patrimonio della Sede Apostolica, (APSA), o tesouro do Vaticano.

LigaçãoThe scandal at the Vatican bank [FT Magazine].

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO