quinta-feira, 31 de outubro de 2013

MORREU A FAZER TAI CHI

A artista Laurie Anderson, viúva de Lou Reed, escreveu no obituário do jornal local, The East Hampton Star
Ele morreu no domingo de manhã, observando as árvores e fazendo a famosa posição 21 do tai chi, com as suas mãos de músico se movendo pelo ar. Lou era um príncipe e um lutador, e eu sei que suas canções de dor e beleza no mundo vão encher muitas pessoas com a incrível alegria que ele tinha pela vida. Vida longa à beleza que descende e atravessa e vem sobre todos nós.
Ligações: For Lou Reed [The Easr Hamton Star ]; Lou Reed [The Telegraph].

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

A REENCARNAÇÃO DE CALLAS

Amira Willighagen, 9 anos, é nova vedeta do YouTube com o seu casting para o programa de TV ‘Holanda Tem Talento’. O desempenho em clássicos da ópera como 'Gianni Schicchi', 'O Mio Babbino Caro', de Giacomo Puccini, deixou o júri com concurso e a assistência maravilhados.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

DIA MUNDIAL DO AVC

Três pessoas por minuto em todo o mundo tem um acidente vascular cerebral (AVC). Quando não mata, dexa sequelas. Há cada vez mais jovens que sofrem um AVC.

Ligações: AVC - Conhecer para prevenir [SPC]; Portugal - Doenças cérebro-cardiovasculares em números 2013 [SPc];

DIREITOS ADQUIRIDOS SÓ PARA REIS?

O Estado gasta 80 por cento do seu orçamento com os funcionários públicos. Certamente não serão necessários tantos. Não faz sentido andarmos nesta fantasia de que os lugares são todos inamovíveis, que todos os direitos adquiridos são inamovíveis. Não é possível. disse D. Duarte de Bragança ao "Mensageiro de Bragança", entrevistado a quando da inauguração do novo edifício da Câmara local. 
Sobre se há solução para a actual situação do País, diz D. Duarte: 
Acho que há muitas soluções, mas é preciso ter coragem e ajudar quem quer produzir riqueza, quem quer trabalhar, e não encorajar a preguiça, o desperdício e a desonestidade. Dez por cento da riqueza portuguesa foi perdida para a corrupção nos últimos 30 anos. O dinheiro foi muito mal investido e permitiu o enriquecimento ilícito. Veja lá, estádios de futebol, Centro Cultural de Belém, pontes e viadutos por todo o lado. Andámos a viver de uma forma totalmente disparatada e agora temos de fazer dieta.
Soluções há muitas, mas no tempo da monarquia também já era assim: vivíamos acima das nossas possiblidades, mas sempre havia o império e poupava-se em eleições para o mais alto magistrado da Nação. D. Duarte de Bragança não revelou essas soluções; fica para quando for rei. Para já, tem outras preocupações, nomeadamente o litígio com Nuno da Câmara Pereira sobre a Ordem de S. Miguel da Ala

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

CASAR PODE SER NEGÓCIO

No últimos meses foram detidas várias portuguesas, pelas autoridades do Reino Unido em casamentos por conveniência: em Setembro, Naydyne, de 27 anos, e Cátia, de 32, foram condenadas respectivamente a 12 meses e 16 meses de prisão. Uma das arguidas confessou, durante o julgamento, que levava 400 libras (470 euros) por cada casamento, tendo celebrado quatro em quatro terras diferentes, entre Maio de 2010 e Junho de 2012.

OS "BOMBOS DA FESTA" DE SEMPRE

A distribuição de sacrifícios não é equitativa. Bem podem a ministra Maria Luís e outros apregoarem igualdade na distribuição de sacrifícios. Os trabalhadores em funções públicas são os mais sacrificados. E, mesmo entre estes, há desproporcionalidade na austeridade, como se pode ver na tabela salarial 2014.

Ligações: OE 2014: Trabalhadores que ganham menos vão sentir impacto maior no salário [Dinheiro Digital] Sedes diz que já ninguém acredita no governo [DN]; Tomada de posição - Acabar com a incerteza [SEDES]; Funcionários Públicos reduzidos a metade?

domingo, 27 de outubro de 2013

PAGAR MAIS IMPOSTOS NÃO REDUZ DÉFICE

Apesar do aumento de impostos, o défice público não diminuiu. Quem o diz - e comprova - é Luís Marques Mendes. Mais austeridade não conduziu a menos défice. A política da troika (e do governo) foi um desastre.

sábado, 26 de outubro de 2013

SAÚDE: A AUSTERIDADE "EXEMPLAR" DO III REICH

Um dos aspectos menos conhecidos da barbárie nazi é o programa de eutanásia levado a cabo pelo regime nos hospitais do III Reich para suprimir os doentes mais embaraçosos.
Mais de 200 mil pessoas terão sido eliminadas naquela época, entre as quais 5 mil crianças. Os médicos faziam crer às famílias que as suas crianças tinham morrido de doença. Na verdade, médicos e enfermeiros matavam em série, como explicava um artigo publicado em 2006 no jornal "Der Spiegel":
O III Reich tinha 30 departamentos especializados em crianças, como se dizia, nos quais os nazis praticavam a eutanásia dos menores. (...) Homens e mulheres de blusas brancas administravam medicamentos em sobredose, tais como, o Luminal e a morfina, e as crianças morriam. 
Com este programa, os nazis queriam libertar camas dos hospitais para tratar soldados feridos, que eram para eles vidas mais valiosas. Esta ideia já vinha dos anos anteriores ao princípio da II Guerra Mundial, como explicava "Der Spiegel": 
Já em 1935, a quando do congresso do partido do III Reich, Hitler tinha anunciado o lançamento de um vasto programa de eutanásia em caso de guerra. Os "inferiores", os "existentes que representavam um peso", os "comedores inúteis", como eram designados depreciativamente na linguagem nazi,deviam ser eliminados para ser constituído um "corpo social saudável". 
Também não era raro deixar morrer os doentes de fome e sede. Foi o que aconteceu a Werner Wolters, um pequeno de 3 anos que sofria de raquitismo e que tinha sido hospitalizado em 1941 no serviço especializado de pediatria de Lüneburg, um lugar digno de um matadouro. Segundo "Die Welt", entre 1941 e 1945, morreram mais de 300 crianças por causa do Luminal e mais de 100 por falta de alimentação.
Mesmo com várias investigações feitas sobre estes crimes, muitas famílias alemãs ignoram ainda a verdade. Não é por acaso que, décadas mais tarde, Bärbel Jahn, sobrinha de Werner Wolters, descobriu a verdadeira causa da sua morte graças a um artigo publicado no jornal da terra.
As investigações levadas a cabo actualmente em Lüneburg pela historiadora Carola Rudnick permitiram conhecer o destino de uma dúzia destes pequenos pacientes retirados das mãos dos nazis e informar os seus descendentes. Como explica "Die Welt":
Para alguns, isso abriu uma ferida dolorosa, para outros, encontraram-se finalmente respostas a perguntas insistentes colocadas durante décadas.
A clínica psiquiátrica de Lüneburg, instalada no local onde funcionou o antigo serviço de pediatria, erigiu em 2004 um memorial às vítimas e construiu uma sepultura para os doze cadáveres de crianças encontrados no local.


Ligações: "Sie dachten, hier würde ihren Kindern geholfen" [Die Welt]; Bildungs- und Gedenskstätte "Opfer der NS-Psychiatrie" in Lüneburg [Psychiatrische Klinik]; Lüneburg (Landes- Heil- und Pflegeanstalt Lüneburg) [Lutz Kaelber, Associate Professor of Sociology, University of Vermont]; Neue Gedenkstätte für NS-Opfer in Lüneburg [NDR].

A BARBARIDADE DE UM FILÓSOFO?

O ex-ministro Manuel Maria Carrilho foi alvo de uma queixa por agressão no DIAP. Carrilho desmente e diz que as nódoas negras da mulher se devem ao seu "estado de alcoolismo". Bárbara Guimarães recusa-se a responder às acusações do marido e diz que "quer proteger os filhos". 
(In "Expresso", 1ª página da edição de hoje).

   

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

LÌDERES MUNDIAIS ESPIADOS PELA NSA

The Guardian, baseado em dados fornecidos por Edward Snowden, noticiou que a National Security Agency dos Estados Unidos (NSA), espiou as conversas telefónicas de, pelo menos, 35 líderes mundiais, não especificados. O periódico britânico diz que foi facultado a Snowden, por um departamento oficial não dependente da NSA, o acesso a uma lista com cerca de 200 contactos telefónicos. 
Estas actividades da NSA têm originado preocupação e indignação em todo o mundo. A preocupação da Europa sobre estas escutas dos amigos  americanos está bem patente nas declarações de Van Rompuy, presidente do Conselho Europeu, no final do primeiro dia de trabalhos dos líderes europeus: "A França e a Alemanha querem desencadear um contacto bilateral com os Estados Unidos para encontrar um compromisso até ao fim do ano".

Ligações: NSA monitored calls of 35 world leaders after US official handed over contacts [The Guardian]; EU-Gipfel zu Spionage: Merkels heikle Handy-Diplomatie [Der Spiegel]; Comment la NSA espionne la France [Le Monde]

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

O REGRESSO DE SÓCRATES

Com os mais ilustres socráticos na plateia e tendo como convidado-estrela o ex-presidente brasileiro Lula da Silva, que o incitou a continuar a politicar, José Sócrates apresentou o livro da sua tese de mestrado na Sciences Po, "A confiança no mundo, sobre a tortura em democracia".
Sócrates que se define como mais um homem de acção do que de pensamento, não respondeu ao incitamento de Lula, concentrando-se no tema da sua tese de mestrado. Mas, como quem cala consente, para muitos observadores é o regresso de Sócrates à política.

Ligações: Ex-ministros e figuras de topo da Justiça em peso ao lado de Sócrates [Sol/Lusa]; Sócrates escritor aplaudido como político [Jornal de Negócios];  Sciences Po distingue l’ancien président Luiz Inácio Lula Da Silva et lui remet le titre de Docteur Honoris Causa [Sciences Po]; Conférence «Quelques clés pour comprendre le Portugal actuel» [Sciences Po _ Campus Poitiers].

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

A DOCE DESTRUIÇÃO DO MUNDO

O açúcar pode ser doce, mas o seu consumo em excesso deixa-nos um sabor amargo: milhares de pessoas em todo o mundo são afectadas por diabetes tipo II e obesidade, custando ao sistema de saúde global biliões de euros por ano. 
De acordo com o estudo de 2013 do Crédit Suisse Research Institute "Sugar: Consumption at a Crossroad", cerca de 90% dos médicos de clínica geral estão convencidos que o excesso de consumo de açúcar está ligado ao forte crescimento desses problemas de saúde.

Ligações: Sugar: Consumption at a Crossroad [Crédit Suisse]; Incredible Presentation From Wall Street Bank Shows How Sugar Is Destroying The World [BI].

terça-feira, 22 de outubro de 2013

RIGOR NAS CONTAS PÚBLICAS É PRIORIDADE

Um dia antes de tomar posse como presidente eleito da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira segue o trilho do seu antecessor Rui Rio ao querer manter como prioridade o rigor nas contas do município. Mas tem outras prioridades: a coesão social, a cultura e a reabilitação urbana.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

A 'SENHORA' QUE ADORA IDOSOS CARENTES

Estudou num colégio de freiras e chama-se Marquinhas. É natural do concelho de Mogadouro, e é especialista em sacar milhões de euros a idosos carentes. Faz-se passar por mulher rica e herdeira do império BIC. 
Um anúncio no Jornal de Notícias é geralmente a armadilha que sensibiliza o coração de idosos carentes: 
Senhora de 51 anos, divorciada, curso superior, sem filhos, alegre, meiga, charmosa, vida estável, deseja conhecer cavalheiro dos 55 aos 75 anos, sem filhos, sem grandes vícios, vida socio-económica estável, culto, espírito largo, que adore a cidade e o campo, o tête-à-tête terno ao calor de uma lareira, sensível à bondade, à alegria, à partilha. Assunto sério.
Depois, com a sua voz doce é só usar seu poder de sedução e fazer avanços sexuais aos idosos para os fazer rejuvenescer. Tem uma ajudante, a sua "secretária particular" Maria José, que comparece a alguns almoços que paga generosamente, deixando gorjetas de cem euros e mais. Seguem-se histórias e mais histórias bem contadas a suscitar a generosidade em cheques do "velho" apaixonado, que quando descobre já é tarde.
O rol de burlados conta com um médico pediatra de Espinho (mais de um milhão de euros), um empresário de Ourém (um milhão), um industrial de Paços de Ferreira (600 mil).

Ligações: Maria da Conceição Moredo, a falsa herdeira da Bic [Público]; Burlona apanha 6 anos [Correio da Manhã]; Suspeitas de burlas já tinham enganado lojas de decoração [JN]; Vergonha silencia homens vítimas de violência doméstica.

domingo, 20 de outubro de 2013

RESTAURANTE WC ABRE EM LA

Abriu recentemente em Los Angeles o Magic Restroom Café, o primeiro café-restaurante dedicado ao tema casa de banho. A ideia não é nova e já tem, há alguns anos, restaurantes homólogos em Taiwan e noutros países asiáticos.

Ligações: Bog-standard restaurant! New toilet-themed restaurant where diners eat out of bidets opens in China [Daily Mail]; Modern Toilet Restaurant: From Bowel To Your Bowl [Rocket News 24]; Ten of the world's weirdest restaurants [The Guardian]; The World's 20 Most Unusual Restaurants [Simply Me]

A CARA DE PAU DOS PORTUGUESES

O Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab/UFP), único do género em Portugal, desenvolveu, ao longo dos seus 10 anos, vários estudos de expressão facial, que demonstram as (in)congruências emocionais entre o que mostra o rosto da pessoa e o que diz. Estes estudos podem ser feitos em vários contextos
A ausência do sorriso na face dos portugueses é um problema de saúde pública, diz Freitas-Magalhães, director do FeeLab. Esta ausência de sorriso tem a ver com a falta de perspectivas dos portugueses, enganados pelas incongruências dos nossos políticos, dizemos nós.

Ligações: Laboratório de Expressão Facial da Emoção [Blogue FEELab]; Laboratório do Porto cria “Face – centro de excelência em expressão facial da emoção” [local.pt]; Laboratório do Porto estuda a cara dos portugueses há 10 anos [ciencia.pt].

sábado, 19 de outubro de 2013

DESMANTELADA REDE QUE ASSALTAVA EM PORTUGAL

A Guardia Civil desmantelou em Espanha uma rede criminosa que assaltou 25 bancos portugueses num ano, tendo roubado cerca de 4 milhões de euros. Para além de Espanha e Portugal, a rede operava também em França e na Suiça, tendo roubado mais de 265 mil euros num esquema de facturas e notas falsas. 
A polícia espanhola apreendeu 40 mil euros em dinheiro, 15 viaturas, 20 telemóveis, material electrónico, jóias e um lingote de ouro. 

Ligação: La Guardia Civil desarticula un grupo criminal autor del robo de 25 bancos en Portugal por el procedimiento del butrón [Guardia Civil].

NOVOS ULTRAPORTÁTEIS DE ALTA RESOLUÇÃO

Depois dos portáteis de fibra de carbono, a Lenovo começou a colocar no mercado os ultraportáteis de écran táctil de alta resolução, 3200x1800, da série Yoga 2 Pro.

Ligações: Lenovo's convertible Yoga 2 Pro Ultrabook now available in the US, starts at $1,049 [Engadget]; Geek deals: $250 off Lenovo Yoga 2 Pro ultrabook, $79 for a 128GB SSD, more [Geek]; Lenovo Yoga 2 Pro: Basically a Perfect Upgrade [Gizmodo].

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

ESCRAVATURA NÃO ACABOU

A Walk Free Foundation deu a conhecer o índice de escravidão global 2013. Em termos absolutos os 10 primeiros países com maior número de escravos, correspondendo 76% do total, são Índia, China, Paquistão, Nigéria,  Etiópia, Rússia, Tailândia, República Democrática do Congo, Myanmar e Bangladesh.   
De acordo com o índice 2013, há globalmente 29,8 milhões de pessoas a viver na nova escravatura que é maior na Mauritânia, Haiti, Paquistão, Índia, Nepal, Moldova, Benim, Costa do Marfim, Gâmbia e Gabão. Portugal fica perto do fim da lista, no 147º lugar entre 162 países, mesmo assim com 1368 escravos, mas com o novo orçamento este número deve crescer bastante em 2014.
Ligações: The Global Slavery Index 2013; Faça o download do relatório de The Global Slavery Index 2013;  Страна рабов, страна господ [Свободная Пресса].

O PLANO 'REVOLUCIONÁRIO' DO GOVERNO

Pacheco Pereira diz que o programa do governo de P. Coelho começou por ser revolucionário ao querer acabar com os investimentos nas obras públicas, ao querer alterar as relações sociais e ao menosprezar o papel do Estado na economia. 
O orçamento de Estado para 2014 é um exercício de remendos, brutal que visa a destruição da classe média, diz Pacheco.
Lobo Xavier acredita que a austeridade possa ser suavizada quando terminar o programa de ajustamento e admite - como Pacheco - que o Governo nunca teve um plano para reformar Portugal e só se preocupou em cortar indiscriminadamente na despesa do Estado.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

ELEIÇÕES À VISTA

Marco, que foi administrador não executivo de uma das empresas dos swaps, saíu de ajudante do ministro da segurança social e, agora, como porta-voz, lá apareceu na SICN a defender os cortes e o próximo orçamento. Ficámos a saber que as pensões, mesmo de origem contributiva, são insustentáveis e que o governo é nosso amigo porque não vai acabar com elas, pelo menos para já. E o próximo orçamento é duro para nos salvar. É o que acontece a quem vive acima das suas possiblidades e, ainda por cima, se arvora em capitalista e se põe a comprar bancos como o BPN.
Bagão veio, quase logo a seguir, dar-nos a imagem de que espetar um faca pequena pode matar, mas sempre dói menos que espetar um facalhão. E que o sacrifício provavelmente nem iria diminuir umas décimas na percentagem no défice, porque a previsão de aumento do PIB de 0,8% era uma ficção de um conto de fadas. E, depois, aquela referência às contas que a ministra Maria Luís ou o ministro Mota deviam ter feito e não fizeram, levou-o a concluir que o orçamento tinha sido feito em cima do joelho, com todo o respeito, claro. 
A previsão do chumbo no Tribunal Constitucional (TC) inibiu-os de fazer grandes contas. O governo bem queria governar - mesmo que a actual austeridade já nada tenha a ver com o memorando de entendimento inicial -, mas os juízes do TC não deixaram e só resta seguir para votos, antes que seja tarde demais. 
Nesta linha de pensamento, o ministro Portas já sabia, há muito, que nem valia a pena preocupar-se em fazer a tal proposta de reforma do Estado, porque esta nunca chegaria a tempo de encontrar o governo em funções, o que rima perfeitamente com eleições.
   

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

GOVERNO ATÉ É AMIGO DOS REFORMADOS

Bernardino Soares não precisou de muitas palavras para demonstrar a falta de equidade na distribuição de sacrifícios no próximo orçamento de Estado. 
Teresa Leal Coelho bem queria elogiar o trabalho do governo a testar a balança do Tribunal Constitucional, mas não não teve tempo de estudar a lição, nem teve engenho e arte para defender o indefensável. 
Nem mesmo na questão da travessia da ponte - que é segura para´provas desportivas, mas, pelos vistos, menos segura para manifs - se safou.
Diz-se que o governo está com receio que os reformados e outros manifestantes caiam ao Tejo. 
Afinal, o governo até é amigo dos cabelos grisalhos e não quer que morram já, porque depois deixa de haver pensões para cortar e só ficam para esmifrar os vencimentos dos funcionários públicos, enquanto não emigram.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

RICOS QUE PAGUEM A CRISE

Para apagar de imediato a dívida pública francesa, o economista Jaques Delpla propôs publicamente a aplicação de um imposto cego de 17% sobre a totalidade do património dos franceses acima de 30 mil euros.
O tema chegou a ser debatido na Toulouse School of Economics e a medida não foi esquecida no FMI.  
Na última edição da publicação do FMI, "Fiscal Monitor", para restaurar a sustentabilidade das dívidas públicas, sugere-se a aplicação extraordinária de um imposto de 10% sobre a riqueza privada, a aplicar de uma só vez. Com este imposto, tendo como base uma amostra de 15 países da zona euro, a dívida pública regressaria a valores de finais de 2007. A aplicação deste imposto extraordinário deveria ser feita de surpresa e rapidamente de modo a evitar a fuga de capitais. Leia o texto na sua versão original: 

Box 6. A One-Off Capital Levy? 

The sharp deterioration of the public finances in many countries has revived interest in a "capital levy" - a one-off tax on private wealth - as an exceptional measure to restore debt sustainbility.1 The appeal is that such a tax, if it is implemented before avoidance is possible there is a belief that it will never be repeated, does not distort behavior (and may be seen by some as fair). There have been illustrious supporters, including Pigou, Ricardo, Shumpeter, and - until be changed his mind - Keynes. The conditions for success are strong, but also need to be weighed against the risks of the alternatives, which include repudiating public debt or inflating it away (these, in turn, are a particular form of wealth tax - on bondholders - that also fall on non residents). 

There is a surprisingly large amount of experience to draw on, as such levies were widely adopted in Europe after World War I and in Germany and Japan after World War II. Reviewed in Eichengreen (1990), this experience suggests that more notable than any loss of credibility was a simple failure to achieve debt reduction, largely because avoidance and capital flight - in turn spurring inflation. 
The tax rates needed to bring down public debt to precrisis levels, moreover, are sizabe: reducing debt ratios to end-2007 levels would require (for a sample of 15 euro area countries) a tax rate about 10 percent on households with positive net wealth.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

ADMITIDO O ENVENENAMENTO DE ARAFAT

Num artigo intitulado "Improving forensic investigation for polonium poisoning" publicado na última edição da revista científica The Lancet, uma equipa de investigadores suiços admitiu a possibilidade de Yasser Arafat ter sido envenenado, depois de ter confirmado a existência de vestígios de polónio nas roupas do antigo dirigente palestiniano. 
Os investigadores do Institut de Radiophysique e do Centre Universitaire Romand de Médecine Legal realizaram testes radiológicos em 75 amostras recolhidas de objectos pessoais de Arafat (roupa interior e desportiva, bem como da escova de dentes). 
Yasser Arafat faleceu, com 75 anos. a 11 de Novembro de 2004, no Hôpital d'Instruction des Armées Percy, em Clamart (Paris), tendo as causas da morte ficado envoltas em mistério, já que, na altura da morte, não foi realizada a autópsia ao corpo, a pedido da viúva. 
Só em Julho de 2012, com o escopo de esclarecer as suspeitas de envenenamento, o corpo de Arafat foi exumado por especialistas franceses, suíços e russos, em Novembro do ano passado, na Cisjordânia.

LigaçõesL'empoisonnement d'Arafat est «possible» [20 minutes]:Yasser Arafat died from polonium poisoning [Pravda]; Finalizado estudo de restos mortais de Arafat [Voz da Rússia]; Communiqué de Presse: Mise au point sur l'article publié par The Lancet sur Yasser Arafat [Institut de Radiophysique].

domingo, 13 de outubro de 2013

COMPRAR BITCOINS FICOU MAIS FÁCIL

Acabou de abrir em Atalanta, Georgia, a CoinX, uma casa de câmbio de Bitcoins. Agora, trocar dinheiro convencional por moeda digital e vice-versa passou a ser mais fácil. A CoinX tem uma pequena comissão em cada transacção. Quem adquirir até 500 Bitcoins paga 0,3% e, à medida que o valor aumenta, a comissão diminui progressivamente.
Como operador do mercado monetário a CoinX utiliza protocolos de segurança idênticos à bolsa de Nova Iorque (NYSE) e está registada no rede de prevenção de crimes financeiros do Departmento do Tesouro, estando as suas transacções completamente em conformidade com as normas e legislação americana aplicável.

Ligações: CoinX - Digital Currency Exchange [CoinX]: NYSE Technologies [NYSE]

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

A MÁQUINA AUTOMÁTICA DE TRANSFERÊNCIA DE SOBERANIA

O orçamento do próximo ano e os casos que envolvem Rui Machete foram tema da Quadratura do Círculo
O choque de expectativas de um governo bicéfalo: o primeiro ministro está preocupado que houvesse a expectativa de um orçamento menos duro que aquele que vai ser. Quem é que gerou a expectativa que o próximo orçamento iria ter menos austeridade que aquela que vai ter? Paulo Portas, claro, que deu uma conferência de imprensa a dizer que não vem aí nova austeridade e que não tinha ultrapassado a linha vermelha...
Quanto a Machete, dada a gravidade dos casos em que esteve envolvido, só tem que se demitir. 

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

DECOTE OUSADO É MOTIVO DE DESPEDIMENTO

A apresentadora da televisão turca ATV, Gozde Kansu, foi despedida por ter usado um decote ousado que provocou a indignação do partido do governo (Partido da Justiça e Desenvolvimento).

Ligações: Gozde Kansu Fired Because Her Chest Is Too Spectacular [Every Joe]; Primeira entrevista da apresentadora, após a demissão: Kurban olarak beni seçtiler... Yine bir kadini! [Hürryet]; Gözde Kansu dekolte başına bela oldu! [Haber Evet] Gözde Kansu, Turkish TV Presenter, Fired For Wearing Low-Cut Top [The Huffington Post].

A TRAGÉDIA DE LAMPEDUSA

Cerca de 20 mil pessoas morreram, nos últimos dez anos, em tentativas desesperadas de chegar à Europa em embarcações precárias e superlotadas. E, de cada vez, os responsáveis políticos assistiram impavidos e serenos nas capitais europeias. Em jeito de descargo de consciência, apenas os ministros do Interior iam prometendo fazer alguma coisa para que aquilo não acontecesse novamente. Entretanto, nada foi feito. 
Mas, não se trata apenas de um problema de segurança interna europeia. O último afogamento de mais de 300 africanos ao largo de Lampedusa, é uma verdadeira catastofre humanitária.
Quando chegaram à ilha italiana da tragédia, o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, e o primeiro-ministro italiano, Enrico Letta, foram vaiados por um pequeno grupo de activistas e residentes locais que, nos portões do aeroporto, empunhavam fotografias de imigrantes ilegais e gritaram palavras de ordem como "vergonha", "desgraça" e "assassinos".

Ligações: Letta e Barroso contestati a Lampedusa: "Vergogna, assassini" [Agrigento Notizie];  Naufragio: Lampedusa, proteste migranti ''Siamo stanchi di vivere come animali'' [ANSA].

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

NA CONTRAMÃO ATRAPALHANDO O TRÁFEGO

Há quem diga que a idade, para além da experiência, traz-nos outras coisas mais negativas. Rui Machete, com a sua entrevista à Radio Nacional de Angola, fez-nos lembrar o tema "Construção", de Chico Buarque. 
A declaração escrita, lida ontem na Assembleia da República, é confrangedora. Mesmo comentadores sociais democratas, como Marcelo e Marques Mendes, não o desculpam. 
Depois de Portas, enquanto ministro dos Negócios Estrangeiros, dizer publicamente que éramos um protectorado, só nos faltava esta.
   

Ligações: O minuto a minuto da audição parlamentar de Rui Machete [RR]; Portugal pede “Desculpas diplomáticas” à Angola [RNA]; Jornal de Angola sai em defesa de Rui Machete e diz que PGR actuou “fora da lei” [Público]; Rui Machete trabalhou com advogados que representam angolanos [TVI24].

O PEIXE APODRECE PELA CABEÇA

Pacheco Pereira diz que há um ditado português muito claro sobre a situação que vivemos: "o peixe apodrece pela cabeça". De facto o que estamos a assistir é ao apodrecimento da cabeça. E o apodrecimento da cabeça envenena o resto do peixe, envenena o conjunto do País. 
Como devemos aproximar-nos das declarações governamentais? Tomá-las à letra significa que fomos enganados...

Ligações: O Navio Fantasma (39): Tudo como dantes, quartel-general em Abrantes [Abrupto]; O Navio Fantasma (40): Por que é que eu digo... [Abrupto].

terça-feira, 8 de outubro de 2013

NOBEL PARA CIENTISTAS DA PARTÍCULA DE DEUS

O bosão escalar de Robert Brout, François Englert e Peter Higgs valeu o Nobel da Física 2013. Após o anúncio, a 4 de Julho 2012, no CERN, da descoberta da partícula que dá uma massa a todas as outras partículas elementares, a atribuição do Nobel era esperada.

Ligações: The Nobel Prize in Physics 2013 [Kungl. Vetenskaps Akademien]; Nobel de Physique 2013 [ULB]; Nobel celebrations for Peter Higgs [University of Edinburgh]

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

MINISTROS PORTUGUESES 'GESTORES DE INTERESSES ANGOLANOS'

O jornalista angolano Rafael Marques diz que há ministros portugueses que trabalham para ser gestores dos interesses da "cleptocracia" angolana e manifestou apoio à demissão de Rui Machete que, em seu entender, insultou portugueses e angolanos.

domingo, 6 de outubro de 2013

FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS REDUZIDOS A METADE?

Há cerca de 40 pessoas por dia a quererem saír da função pública, mas prevê-se que este número aumente para muito mais, atendendo aos sinais dados pela redução do número de repartições de finanças para metade, anunciado por Luís Marques Mendes na sua crónica televisiva hebdomadária.
O Programa de Rescisões por Mútuo Acordo não mereceu grande interesse por parte dos trabalhadores em funções públicas, já que, cerca de um mês após o programa ter começado, só 965 trabalhadores disseram estar interessados em deixar o seu posto de trabalho em definitivo. Ora, atendendo às restrições orçamentais e aos acordos com a troika, o governo estaria a contar com cerca de 15 mil rescisões "amigáveis" em 2014. A não ser assim, terá que arranjar outra forma de os "despedir" ou, então, os encargos correspondentes terão que se repercutir através da redução de salários dos outros trabalhadores ou das pensões dos reformados.
A demagogia da convergência de vencimentos e segurança social entre trabalhadores públicos e privados continua em cima da mesa. Só que estes teóricos esquecem-se que, enquanto a actividade dos trabalhadores públicos visa satisfazer um interesse público, sem fins lucrativos, sujeito ao código ético da administração pública, a actividade dos trabalhadores privados está orientada para o lucro das empresas onde trabalham. 
Esta concepção neo-liberal não deixa de ser preocupante por poder contribuír para o aumento da corrupção no Estado (o lucro é que é importante) e, ao mesmo tempo, destruir a Administração Pública (e o Estado) ao reduzir sem critério os trabalhadores, sem previamente ter sido feita uma reestruturação baseada nas atribuições que se pretendem para esse mesmo Estado. 
A reforma do Estado deve ser democrática, sendo estranho que durante estes anos todos não haja sobre esta matéria, uma discussão pública alargada a todas as instituições democráticas, apesar de já ter havido vários programas (PRACE, PREMAC)  promovidos por vários governos que contribuíram ainda mais para a desorganização da Administração Pública.

Vai haver corte nas pensões de sobrevivência em 2014


sábado, 5 de outubro de 2013

MORREU O GENERAL VÕ NGUYÊN GIÁP

Morreu. com 102 anos, o legendário general vietnamita Vo Nguyen Giap, considerado um dos maiores estrategas militares mundiais. 
Dirigiu a luta dos guerrilheiros nacionalistas vietnamitas contra a colonização francesa que culminou com a derrota das tropas francesas em Dien Bien Phu (1954).
Foi um dos principais responsáveis pela estratégia militar do Vietname do Norte e da guerrilha que desgastou as forças armadas norte-americanas entre 1961 e 1973. Mais recentemente, em 1979, inspirou a bem sucedida estratégia vietnamita na guerra fronteiriça com a China.

Ligações: Legendary Vietnamese General Vo Nguyen Giap dies [Thanhnien news]; General Vo Nguyen Giap passes away at age 103 [People's Army Newspaper Online]; vi.wikipedia toàn tập : VÕ NGUYÊN GIÁP [blogue Canhsat4sao]; Tri Ân Vi Túóng Huyên Thoai Võ Nguyên Giáp [Mõ Làng]; Photos depicting General Vo Nguyen Giap’s life [Radio The Voice of Vietnam]; Nước mắt tiễn đưa Đại tướng Võ Nguyên Giáp tại nhà riêng [Nhân Dân].

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

MAIS UM FALSO DR ?

O Dr. Jaime Manuel Gonçalves Ramos, com as "habilitações académicas: 3º Ciclo Liceal e Experiência Profissional" foi designado, por despacho de 8 Julho 2013 (*), presidente do conselho de administração da Fundação Museu Nacional Ferroviário Armando Ginestal Machado, pelo ministro Álvaro dos Santos Pereira e pelo secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier.
Será que o 3º ciclo liceal dá direito ao título de Dr. ? Será por ter sido presidente da Câmara Municipal do Entroncamento? Ou por ter sido empregado Banco Pinto & Sotto Mayor até 2001. Provavelmente é membro do partido e está tudo dito.
Bem pode Nuno Crato apregoar rigor no seu ministério e explicar que a instrução dá títulos académicos. Os seus colegas do governo encarregam-se logo de o desmentir.
Com tantos casos de falsas habilitações e mesmo usurpação de funções, qualquer dia ainda nos aparecem na estrada uns falsos polícias a multarem-nos.

Ligações: (*) Diário da República, 2ª Série - Nº138 - 19 de Julho 2013 (pág. 22794); Gente com canudo é outra coisa; Falar bem ajuda a enganar; O faz de conta das nomeações, Profissionais sem habilitações; Professor Doutor.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

'ROTA DA SEDA' CHEGOU AO FIM

O FBI descobriu e prendeu o responsável pela construção e manutenção da "Silk Road" (Rota da Seda), o portal da "Deep Web" utilizado durante anos para negociar drogas e assassinatos. Trata-se de Ross William Ulbricht, um engenheiro e físico americano, especialista em baterias solares, a estudar na Pennsylvania State University e autor de vários papers académicos, nomeadamente de "Polymeric solar cells with oriented and strong transparent carbon nanotube anode".
Ulbricht é acusado de ter feito uma fortuna em Bitcoins (BTC), ao ter recebido cerca de 20 mil dólares diários em comissões das vendas no "Silk Road", perfazendo um total de 3,4 milhões de dólares, conforme se pode ler no documento de acusação, datado de 27 de Setembro.
Ulbricht tem 28 anos, fez os seus primeiros estudos (incluindo universitários), em Austin (Texas),  e os seus pais, Lyn e Kirk Ulbricht, vivem actualmente na Costa Rica, arrendando ocasionalmente casas de praia na Costa Rica, equipadas com energia solar.
O FBI começou a sua investigação sobre a Silk Road em Janeiro de 2011 e começou a vigiar directamente Ulbricht este Verão, tendo localizado e copiado integralmente o servidor supostamente seguro da Silk Road, incluindo as contas de utilizadores e carteiras de milhares de BTC.
Uma pergunta (How can I connect to a Tor hidden service use curling in php?) colocada por Ross Ulbricht no Stackoverflow (um forum de perguntas e respostas para programadores) foi fatal. Ulbricht cometeu um erro de palmatória ao assinar o post com o seu nome verdadeiro, antes de o mudar para o pseudónimo "frosty".

Ligações: Ulbricht Criminal Complaint [N. Weaver / ICSI / Berkeley University]; Perfil de Ross Ulbricht  [Linkedin]; This is not the end of the Deep Web [Daily Dot]; Arrest in U.S. Shuts Down a Black Market for Narcotics [WP]; How To Buy Any Illegal Drug You Want On The Secret Internet For Criminals [BI]; Booming Silk Road Drug Market Boasts $22 Million In Yearly Sales, Fancy Redesign [Gawker].

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

MEDICAMENTOS PODEM MATAR

No primeiro ano de funcionamento do Portal RAM (reacção adversa ao medicamento), foram recebidas 1454 notificações de suspeitas de RAM, sendo que 823 (57%) foram consideradas graves pelo notificador, na esmagadora maioria médicos, farmacêuticos e enfermeiros. 
A maioria refere-se a vacinas, anti-bacterianos e medicamentos para o cancro, sendo mais de metade dos 1454 casos notificados considerados graves, com 17 casos em que houve mortes e 123 casos em que houve perigo de vida dos doentes.
Mais vale prevenir que remediar: antes de tomar medicamentos tome as precauções necessárias. Leia as bulas que vêm nas embalagens e confira se não há enganos. E habitue-se a ler a informação disponibilizada pelo Infarmed.

Ligações: Relatório 1º ano do Portal RAM - Notificações de suspeita de RAM recebidas no Sistema Nacional de Farmacovigilância [Infarmed]; Notificação de RAM [Infarmed]; Informação ao público [Infarmed].

terça-feira, 1 de outubro de 2013

SÓ INSTITUIÇÕES HABILITADAS PODEM CONCEDER CRÉDITO

A actividade de concessão de crédito em Portugal está reservada às entidades para tanto habilitadas, conforme o disposto no artigo 10.º, do Decreto-Lei n.º 298/92, de 31 de Dezembro, estando a lista destas instituições acessível através do portal do Banco de Portugal (BdP). 
Convém estarmos atentos, porque o BdP, em comunicado divulgado hoje, alerta para diversas situações de supostas entidades que, apresentando-se junto do público como instituições financeiras, dizem conceder crédito a taxas de juro abaixo do valor de mercado, sem necessidade, em regra, da apresentação de quaisquer garantias.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO