sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

MORTOS NÂO CAUSAM ENCARGOS

A DGEMN conhecia os edifícios públicos e os materiais com que estavam construídos como nenhum outro organismo do Estado. A preocupação com a existência de materiais cancerígenos ou prejudiciais à saúde sempre foi constante e traduziu-se na sensibilização sobre esta matéria dos sucessivos membros do governo que tutelaram a DGEMN, até à sua extinção. Presentemente, o Estado não tem nenhum organismo com capacidade técnica e operacional para tratar dos edifícios públicos. Nem dos monumentos. A extinção de organismos sem critério é o que dá: mentes brilhantes e economicistas pensam que poupam mas não poupam e, depois, é o desastre. 
O caso do amianto da Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) , em que a prevalência de cancro entre os funcionários - 19 doentes de câncro e 9 funcionários mortos pela doença nos últimos tempos - é significativa e deve trazer problemas de consciência a muita gente. Ainda que tenha a ironia negra de as mortes contribuirem para a melhoria das contas públicas. Os doentes é que não: vão sobrecarregar o Serviço Nacional de Saúde e a ADSE. 
No final do ano passado, cerca de 70 trabalhadores subscreveram uma carta a denunciar superiormente a situação, realçando o caso de um funcionário que morreu em 2012 vitima de um «cancro fulminante». A missiva conta que a família enviou para uma clínica na Alemanha todos os exames realizados e que os médicos alemães disseram que a doença «terá sido provocada por exposição prolongada a ambiente com amianto».
O problema é conhecido pela associação ambientalista Quercus que alertou há dois meses o Ministério do Ambiente, mas ainda não obteve resposta, porque provavelmente o ministro anda mais entretido e preocupado com a sua imagem e com a propaganda partidária do que com os problemas do País. 
Nesta conjuntura, a pergunta que qualquer cidadão honesto faz, é quantos edifícios públicos existem com amianto, a ameaçar a saúde dos funcionários e do público que os frequenta? E quem fala em amianto, podia falar noutros materiais e equipamentos prejudiciais à saúde, como aparelhos emissores de radiações ionizantes, cuja existência se desconhece ou, sendo conhecida, não é sujeita a controlo.

Ligações: Funcionários públicos de edifício com amianto alarmados com casos de cancro [TSF]; Estado desconhece que edifícios têm amiantoRealizar obras requer bom senso; Amianto está no telhado de 600 mil edifícios [Correio da Manhã]; O amianto em Portugal [CGTP]

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
                    TEMAS PRINCIPAIS
AUSTERIDADE  -  CONTAS PÚBLICAS  -  CONTRATAÇÃO PÚBLICA  -  CORRUPÇÃO  -  CRISE FINANCEIRA  -  CULTURA  -  DESPORTO  -  DGEMN  -  DIA COMEMORATIVO  -  DIREITOS FUNDAMENTAIS  -  DÍVIDA PÚBLICA  -  EDUCAÇÃO  -  ECONOMIA & FINANÇAS  -  ESTADO DA NAÇÃO  -  ÉTICA  -  HABILITAÇÕES  -  HUMOR  -  JUSTIÇA  -  LEGALIDADE  -  NOMEAÇÕES  -  PATRIMÓNIO IMOBILIÁRIO PÚBLICO  -  PLANO INCLINADO  -  POLÍTICA  -  POLÍTICA CULTURAL  -  PRACE  -  PRINCÍPIO DA MELHORIA INCONTESTÁVEL  -  REABILITAÇÃO  -  TERREIRO DO PAÇO